Hoje eu estava aqui olhando o calendário e vendo que falta pouquíssimo para o Natal e as confraternizações de final de ano, e então fiquei lembrando nos anos anteriores que fiz presentes para as pessoas que convivo.
Teve um Natal que peguei todos os meus retalhos pequenos e fiz casinhas decorativas. É um negócio meio bobo mas bem bonitinho e até hoje vou na casa de algumas pessoas e as vejo penduradas nas paredes por aí. Não tenho fotos delas, mas eram mais ou menos assim:
Foto: Pinterest
As casinhas são super fáceis de costurar e indico para qualquer iniciante. Quem não quiser colocar esse tipo de enchimento, vale uma camadinha de manta fina ou feltro pra dar um “fofinho” e elas ficarão igualmente bonitinhas. ☺️
Costurando necessaires e almofadas
Em 2014 queria que os presentes tivessem alguma utilidade real (não apenas decorativa) e mais uma vez peguei meus retalhos e cortei algumas necessaires (cerca de 15). Com os retalhos pequenininhos fiz algumas máscaras de dormir e com os tecidos maiores fiz capas de almofadas e uma toalha de mesa. Assim, presenteei quase todo mundo da minha família.
Este projeto foi grande e eu comecei mais ou menos no mês de Setembro pra dar conta do recado, partindo sempre do ponto de utilizar os retalhos parados e gastar o mínimo de dinheiro, então só comprei uns poucos zíperes para completar a produção. Deu um trabalhão mas foi legal demais:
Na primeira foto as necessaires cortadas e na segunda, todas prontas e com uma cartinha dentro da embalagem. =)
Bom, chegamos em 2018, um ano apertado para a maioria de nós. Ainda assim somos um grupão que gostamos de presentear e também de fazer as coisas à mão. Então separei alguns vídeos meus com aulas completas de costura, veja e os links estão abaixo:
playlist com modelagem e costura de necessaires
costurando fronha ou almofada com costura francesa
Árvore de Natal de tecido – bem bonitinha e fácil de costurar
Tutorial de almofadas – ziper e vivo no acabamento
Que costurar bolsas? No canal também tem.
Quer arriscar costurar uma blusa? tem vários vídeos com modelagem de blusa e manga, incluindo acabamentos de costura
Ufa, quanta coisa, né?
Elaborando uma agenda
E para quem vai encarar um projeto assim, minha dica para não ficar muito cansada é: Otimize a produção.
Então em um dia separe os tecidos e veja se são suficientes para os moldes
No outro dia, corte todas as peças e separe os aviamentos necessários
No outro, faça um mesmo processo, por exemplo: se for fazer 10 necessaires, em um dia coloque os 10 zíperes.
Assim vc vai vendo as peças “nascendo” com muito mais rapidez. É melhor ir nesse esquema de repetição de funções do que ter fazer uma por vez.
Quando a gente faz uma a uma, ficamos muito mais cansada no meio do processo porque olhamos em volta e vemos um monte de tecido cortado sem nem ter começado a costurar.. nem mesmo as coisas mais simples.
E otimizando, vc vai completando as seqüencias de costura com muito mais agilidade. Vai por mim! 🙃
meus projetos de costura
Neste ano tô aqui, pensando em coisas que posso fazer para presentear e quem vou presentear. A verdade é que não tenho muuuuuito tempo para fazer a quantidade de presentes que gostaria -menos que em 2014- porém quero fazer algo ainda útil e um pouco mais elaborado que as necessaires (até porque, quem eu vou presentear já ganhou necessaire hehehe).
Caso eu produza algo, volto aqui pra mostrar. Tenho tanto tecido que pode ser utilizado e gostaria de transformar o carinho que sinto em coisas úteis.
E vocês, quais seus planos? Conta aqui pra mim?
Também gosta de fazer os presentes ou prefere comprá-los prontos?
Se compra, vai em lojas comuns ou prefere coisas feitas à mão?
(deixe um comentário aí, muito triste um blog sem comentário hehehe)
Boas costuras,
Pat
Jaqueline
vc disse que foi com o vestido azul , é do mesmo modelo ? igual ao dos monges? tem uma foto de vc vestida pra festa ? posta vai ,..please !!!
e outra coisa , essa aula que vc dá aos sábados para iniciantes ? gostaria de saber mais…
em que local e preços ?
Patricia Cardoso
JaquelineOi jaqueline
eu vou enviar um email pra vc com as infos das aulas, ta?
Sobre o vestido, eu fui com este aqui, que fiz meses atrás: https://www.instagram.com/p/Bl5Ow35Hj-m/
Ate logo,
Pat
Patricia Cardoso
Maura, a costura toma tempo mesmo, ne? Eu acho que a gente tem que programar pra começar em Agosto, daí não ficamos sufocadas hheheheheh
Boa sorte nas costuras, ano que vem quero presentear mais, tbm.
beijo!
Elair Tavares
Gosto muito de fazer, mas estou iniciando em costura, aí não fica muito bom.
Ana Lima
Patrícia! Amei. Já vi os vídeos. Maravilhosa como sempre. Vou deixar de preguiça e tentar fazer os moldes.Beijocas.
Patricia Cardoso
Ana LimaFaz sim, Ana! as pessoas vão amar seus presentes <3
Helena
Olá, a respeito do seu projeto em dar aulas em outras cidades, lhe enviei um e-mail oferecendo meu ateliê. Não obtive resposta. Faz uns 3 meses.
Patricia Cardoso
HelenaHelena, não vi seu email. vou procurar e te escrevo 🙂
Elizabeth
Sempre gostei de presentear com coisas que eu mesma faço, primeiro por necessidade, depois por opção. Reparei que as pessoas gostam mais e usam o que a gnt faz. Das poucas vezes que comprei coisas prontas num fez sucesso! Mas se for pra comprar com certeza handmade é muito melhor!
Patricia Cardoso
Elizabeth<3 <3 que legal, Elizabeth!
Jilma
Até o ano passado eu comprava tudo pronto mas sempre gostei de comprar coisinhas feitas a mão.
Ainda estou aprendendo a costurar mas ja comecei a presentear peças feitas por mim.
Valeu pelas dicas… e obrigada pelo carinho!
Patricia Cardoso
JilmaAh Jilma, vai costurando devagarzinho que logo logo vc consegue fazer parte dos presentes. Um beijo!
masoaresp
Não se esqueça da árvore de Natal de tecido!!!! Fiz a minha há 3 anos e ela continua linda! Faço sacos de tecido com os retalhos, de todos os tamanhos. Servem pra organizar coisas na bolsa, separar peças de roupa em uma mala pra viajar, ir a academia….
Patricia Cardoso
masoarespAhhh esqueci super, vou atualizar o post, obrigada!
Nooossa, sacos de tecidos são otimos, eu uso muito tbm. Acho um presente bem válido!
beijo!
Larissa Leda
Há algum tempo a ideia de fazer os próprios presentes tomou conta de mim junto com uma ideia mais geral de que podemos consumir menos, fazer mais, dar um toque sempre pessoal e individual, sem deixar o mercado e seus apelos engolirem a gente. Teve um ano q eu tava bem mal das pernas e fiz assim: baixei um molde de caixinha de Natal, feita de papel mesmo, do pinterest. Comprei uma forminha de bolo (desses pequenos). Fiz os bolinhos, confeitei, embrulhei em guardanapos de tecido que fiz as barras, coloquei nas caixinhas de Natal e fiz uma cartinha desejando alegria e luz. Foi ótimo. Me senti tão bem por não me sentir mal por não poder comprar objetos para as pessoas que amo! O bolinho foi sucesso. Depois dali, decidi que não compraria mais. Ano passado dei para minha irmã seis guardanapos de linho (chic) costurados à mão e bordados também, resultado de um vídeo seu com o Clube do Bordado. Cara, eu ARRASEI naquele presente kkkk este ano começarei ainda este final de semana a produção da fábrica de papai Noel <3 é muito mais gostoso ficar na máquina de costura, ou perto do meu forno, criando coisas bonitas e gostosas pra quem amo do que me enfiar em shopping lotado comprando coisas que as pessoas não precisam… beijos Pat!
Patricia Cardoso
Larissa LedaOhhh Gosh, que comentario mais lindo!
Mas é bem isso mesmo, ne? A gente vai fazendo aos poucos e o que dá. E é sempre melhor do que comprar coisas prontas em lojas de shopping, até pq muitas vezes essas coisas nem são tão bem feitinhas, ne? Eu super apoio comprar de quem faz ou fazer, porque são sempre presentes com mais carinho.
Este ano já foi, mas ano que vem quero fazer mais presentes no decorrer do ano pra presentear as pessoas queridas tbm.
beijo, amei seu comentario!
Simone Sanches
Pat, você sempre dando ótimas dicas e nos inspirando!
Olha uma vez fiz uns porta joias, daqueles q puxa a cordinha e eles fecham. Tirei o molde a partir de um q eu tinha. Pensei acho q consigo e foi mesmo simples e rapido pra fazer e ficaram umas graças e as presenteadas amaram!
Personalizar com os tecidos q vc acha q combina com cada pessoa. Ah é show!
Beijos, e boas idéias sempre pra você!
Patricia Cardoso
Simone SanchesÉ muito bom, ne? Depois quero um porta joias desse também hehehehe <3
Dinalva Pereira
Pati, na minha época de vacas gordas eu comprava tudo pronto! Adorava dar creminhos, roupas e sapatos! No entanto, nas dificuldades precisamos nos reinventar e se temos algum talento é o momento ideal para mostrá-lo a quem gostamos. Já há 3 anos que tenho presenteado com mimos feitos por mim mesma. Aliás, vejo essa iniciativa como um gesto de muito carinho!
Obrigada pelas dicas! Como sempre, vc é muito querida!
Um beijo grande
Dinalva
Vanessa
Primeiro queria fazer o objeto dos sonhos de cada amigo ou parente :bolsinha ,necessarie,carteira.Mas pelo tempo que resta e pelas confraternizações que estão pra começar ,repensei Quero fazer umas bolsinhas porta canecas ,pelo menos 5,para amigas mais próximas ….rs
Patricia Cardoso
Vanessafaz, faz!