Depois de um vôo de quase 37 horas com escalas em Camberra (Austrália), Singapura (onde passamos um dia) e Istambul, chegamos à Alemanha. O céu estava azul e chegamos num sábado de manhã aos 18 graus.
o cartão postal de Colônia, numa tarde bonita de sábado
É engraçado chegar numa cidade nova e sentir aquele mix de excitação do novo x o sustinho de não entender absolutamente nada do que se ouve. Escrevo esse texto e lembro daquele nosso primeiro dia em Köln: em poucas horas começou a chover fino e o céu ficou coberto. Estávamos na Hauptbahnhof (estação central da cidade) e tínhamos horário para entrar no apto que alugamos e nenhum taxista podia nos levar pois estava rolando uma corrida grande (tipo São Silvestre) e com isso as ruas e avenidas estavam bloqueadas. E nenhum taxista falava inglês, o único que nos atendeu resolveu pegar a corrida porque tinhamos o endereço impresso e ainda assim o senhor deu 250 voltas na cidade e não conseguiu chegar nem perto da rua onde havíamos alugado um studio / kitnet.
Pra ajudar, nossa mala – que já dava sinais iminentes de morte – quebrou.
Chuvisco x não conhecer a cidade x mala quebrada + andar muitas, muitas quadras ahead.. Que dia! A gente ria tanto, ora de nervoso, ora de graça mesmo. Mas encontramos o apto 🙂
a primavera laranja que me “pegou de jeito” logo nos primeiros instantes
Fomos para uma kit alugada no airbnb. Pequenininha e bem localizada, me apaixonei de cara pela árvore que tinha na frente. Ao lado, um trem passava constantemente me mostrando o quanto a cidade é movimentada e ativa. Era um apartamentozinho de uns 22m que nos recebeu super bem e me fazia sentir vivendo numa cidade vibrante*. Apesar da internet caótica, foi uma delicia ficar naquele espacinho míni.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gGyaV4_LkOM]
meu primeiro cafofo germânico. A paisagem mudava à cada dia:
a temperatura caía junto com as folhas amarelas e secas
Passei o primeiro mês inteiro lendo anúncios de apartamento, visitando imóveis localizados em ruas com nomes impronunciáveis (mentira, aprendi vários! ), encantada com as janelas floridas, fazendo visitas frequentes à Dm, olhando as vitrines arrumadinhas, recebendo mil dicas da Erica (minha mentora germânica), tendo experiências divertidas com a máquina de lavar e enlouquecida com os preços do supermercado, OMG!
Bom, mas este post foi entitulado por “primeiras impressões” e não primeiras vivências (risos), então aqui vai minha lista anotada no celular no final da primeira quinzena:
- A água tem um gosto estranhíssimo
- Nenhum restaurante ou café serve água como na NZ
- As ruas tem construções antigas e mega charmosas
- Nem todo mundo fala inglês. Os mais jovens, sim. Os mais velhinhos, muito raramente.
- Há muitos cachorros passeando pelas ruas com seus donos
- As pessoas enfeitam as janelas com flores e plantas
- A malha do metrô é bem abrangente e funcional
- A caixinha de cotonete custa 0,30! omg!
- A água termal grande custa 9,90€ !
Parece bobo, né? Mas são coisas diferentes da rotina que eu tinha na Nova Zelândia e tudo realmente me chamava atenção. Assim, passei a anotar as pequenas coisas extra-ordinárias.
Abaixo, fotos que fiz nas andanças enquanto saia para visitar apartamentos:
> floricultura que fica na rua de casa.. sempre rola uma paquera, sempre.
> um dos milhares de jardinzinhos lindíssimos que vejo. Olha esse vermelho, minha gente!
> predinhos lindos. Esses parecem bordados ponto cruz
> não sei o que falar sobre esse chão e essas folhas secas e amareladas. Só sei sentir paixão
> caminho no meio de um parque perto de um apto que amei, mas não fiquei.
> mais predinhos lindos. Merecem um post exclusivo.
É isso! Acho que estou conseguindo colocar o blog em dia (o youtube ainda tá super no delay, coitado! ) e logo mais falarei das máquinas de costura que tenho visto aqui.
Só pra fechar o post, o apto foi encontrado e já estamos instaladinhos e aquecidos. A temperatura tem caído bastante: foi de 18 pra 3 graus em 35 dias! E por falta de roupas um casaco quente foi providenciado. =)
AQUI tem um post falando sobre a saída da NZ e AQUI, desmontando o ateliê.
No Youtube, muitos vídeos, vai lá!
Boa semana,
Pat
obs2. Hoje rolaram vários terremotos na NZ e meu coração está com vc, meninas. Queria abraça-las. ❤️
Melissa
Pat, estou lendo esses posts da sua nova mudança com admiração, empatia e um belo frio na barriga. Em breve iremos mudar para Portugal e, portanto, serei eu a escolher o que deixar para trás (spoiler: também tem manequim envolvido) e a desbravar uma nova vida. Dá um quentinho no coração ver sua visão bacana sobre isso mesmo com perrengues como perda temporária de passaporte e dificuldades burocráticas e de língua. Sua nova cidade é muito linda! Mostre sempre mais pois é uma delícia ver!
beijos
Patricia
MelissaOMG que noticia massa, Melissa! Seremos vizinhas hehehe. Quero muito ir à Portugal ano que vem,será que a gente se encontra?
Olha, por experiência própria: no momento de desfazer dá uma tristezinha e ate uma raivinha (por algumas coisas), mas no instante seguinte, um ALIVIO sem tamanho.. De não pertencer à nada, sabe? Vc vai entender isso <3
beijo e boa sorte,
Pat
Cleide MBM Samora
Olá, Patrícia, passando para ver novidades e me deparo com suas primeiras impressões da Alemanha.
Que bom encontrar pessoas tão desprendidas e prontas para compartilhar seus conhecimentos e experiências. Continue sendo esta garota amável, simpática e aberta para a vida e coisas novas.
Tudo que nos apresenta tem sido muito bom e útil para nosso aprendizado e visão de um mundo que não pudemos ainda ver, mas que com suas descrições nos fazem sentir como se aí estivéssemos. É como quando estamos lendo um livro e no seu mundo mergulhamos. Isto é muito bom!!!
Fiquei preocupada quando ouvi a notícia do terremoto na NZ, mas vi que já não estava mais lá. Tomara que se recuperem logo.
Deus te abençoe e te guarde por onde andar para continuar nos agraciando com tanta história para contar.
Abraço
Cleide Samora
Patricia
Cleide MBM Samoraô Cleide, que mensagem mais linda e amável. Que bom saber que gosta das coisas que eu escrevo e que consegue sentir um pouquinho do gosto dos lugares por onde passo.
Vou guardar sua mensagem com apreço, é sempre bom de ler.
bj
pat
Eliane Falcão
Paty (posso te chamar assim?), sempre me emociono ao ver o teu trabalho, os teus escritos, as tua fotos! É maravilhoso conhecer outros lugares e realidades pelo teu olhar. Deus te marcou com uma personalidade ímpar. Com uma capacidade, personalidade e sensibilidade que toca direto os corações das pessoas. Muito obrigada a Deus, por te fazer assim, tão especial! Te gosto muito!
Patricia
Eliane Falcãoô gente,que comentario mais lindo!
Fico feliz que goste das coisas que escrevo e minha percepção de mundo. Confesso que são caracteristicas minhas que gosto – tenho outras que são detestáveis,sejamos honestos hehehe – e é legal quando outros percebem.
Volte aqui para ler os outros posts!
Pat
Makerly Nascimento De Oliveira
Oi,Patrícia! Espero que vc tenha feito uma ótima viagem para sua casa nova na Alemanha.Sou iniciante de costura.Moro em Macaé -RJ, e gosto muito de assistir seus vídeos no youtube.
Abração!
]
Patricia
Makerly Nascimento De OliveiraOi Makerly, fizemos uma otima viagem e já estamos numa casinha nova 🙂
Que bacana que está começando a costurar, espero que esteja te fazendobem.
bom final de semana,
Pat
juliana
Herzlich Willkommen!
A Ale Koga me passou seu blog e adorei ler suas primeiríssimas impressões!
Eu moro perto de Heidelberg há 3 anos e posso tirar dúvidas se vc precisar!
Beijos
Patricia
julianaOI Ju, super obrigada por sua ajuda tão solícita!
A gente mora meio perto, ne?
beijo,
Pat
Andréia
Faço minhas palavras as da Ana Lúcia! BJO
Patricia
AndréiaEliane
Fico encantada com o seu olhar para os detalhes que te cercam, coisas que passam em branco para a maioria das pessoas (inclusive pra mim..) são notadas e ressaltadas através das suas fotos.. Parabéns!! Continue compartilhando essas experiências maravilhosas conosco!! Amo!!!
Patricia
ElianeQue legal que gosta das fotos, ELiane. Eu realmente fico olhando tudo e sou meio bobona,achando tudo lindo.
Toda hora eu falo pro meu marido: olha isso! olha aquilo! hehehe
Continuarei fotografando sim 🙂
Bj
Mariana Beatriz
Oi Patricia!
Ual! Alemanha! Pensei que você estava voltando para o Brasil. Pensava que vc só estava passeando por aí. A afilhada do meu pai morou por 2 anos aí e amou.
Esse seu post e o último foram bem emotivos, se mudar causa isso mesmo. Eu sou suspeita pq cresci no litoral, mas imagino que você irá sentir falta do mar. Mas por aí vejo que tem cores tão lindas que logo estará apaixonada.
Espero que você seja feliz aí como foi na NZ. Aproveite bastante!
Um abraço e felicidade sempre!
Patricia
Mariana BeatrizObrigada pelas felicitações, Mariana. Acho que vou ser feliz nessa temporada aqui sim, afinal, a felicidade está em nós,ne? Não sei se eu conseguiria levá-la para algum lugar realmente dificil (os em guerra, por ex) mas as experiências sempre agregam muito.. <3
Super vou sentir falta daquele marzão lindo de Wellington.. Alias,tenho umas fotos lindas aqui pra postar <3
Bj
Pat
Andrea
Que experiência de vida, hein! Amando seguir seus passos, sejam na NZ ou na Alemanha…Boa sorte! Beijo
Patricia
AndreaObrigada Andrea! Sim, são experiências legais mesmo, tô amando essa terra <3
Erica
Muitas emoções nesse primeiro mês, hein, Pat? Que venham mais e melhores nos próximos! Grande beijo!
Patricia
EricaAhhhhh vc aqui!
Sim, muitas emoções e diversões. Mas agora quero meu passaporte hahaha lagrimas!
ana lucia ramos
Poxa Patricia ,que legal que vc continua postando tanta coisa legal,eu adoro,como todos dizem sua vida é uma inspiração,pra nós ,é como um livro que estou lendo,hoje passei por aqui .Fazia tanto tempo que não sabia de nada ,foi uma surpresa,que não mora mais na nova zelandia,mas fico feliz que está na Alemanha ,tenho vontade de conhecer estes lugares,vou conhecendo através de seus olhos ,felicidades pra vocês,que só encontre coisas boas em seu caminho,adorei o jardim de flores vermelhas,tão diferente esta flor.Felicidades e nos mostre a Alemanha ,como mostrou a Nova Zelandia,seus post parece um programa que passa aqui no Brasil `´O mundo segundo os brasileiros“,kkk obrigada ,muita saúde e alegria.
Patricia
ana lucia ramosOI Ana, tô voltando a postar no blog com mais frequência,então pode vir aqui pra ver tudo sim.
Ahm super conheço esse programa, adoro!
bj
Pat