Desde que fiz a primeira calça jeans pro Raphael ( ESTA ) prometi uma preta a ele.
Fazia tempo que ele estava querendo uma calça que fosse toda preta-preta-preta e eu disse a ele que isso não existe no Denim. Ou seria aquele preto acinzentado ou eu faria a calça de sarja.
Explico: no processo de tingimento do Denim, o corante acessa apenas o fio e a trama fica crua. Por isso o avesso é sempre mais claro, já que o entremeio sem mantém praticamente sem tingimento.
É por isso que a calça jeans preta é “meio cinza, meio grafite”. Por mais clara ou escura que seja, nunca é 100% preta-preta-pretinha.
Daí que encontrei uma sarja numa promoção por míseros $5 contos e trouxe pra casa. Ela tem elastano e não é muito grossa/pesada, perfeita para uma pessoa que passa o dia sentado, trabalhando. Lavei como de costume, dobrei e o tecido entrou na fila de espera das costuras 🙂
Um dia ele viu essa calça na internet e veio me mostrar. Fiquei uns minutos observando o modelo e perguntei: vc gosta da calça toda ou apenas do zíper deslocado?
Veja bem, a perna tem um volume que quase lembra uma bombacha e o cós não é o de calça jeans. Optamos por tentar fazer esse zíper deslocado e manter a modelagem sequinha como da calça anterior.
A partir daí comecei a adaptar o molde antigo para conseguir esse resultado do zíper deslocado. Adicionei papel à braguilha e fui fazendo dobras até encontrar um equilibrio no desenho.
Como estava alterando o molde antigo que já cabia no corpo, cortei a calça diretamente no tecido, sem medo.
Uma coisa ruim: O tecido tinha apenas 1,10 de largura, assim precisei riscar o molde milimetricamente encaixado porque quase faltou tecido. Que tristeza! Os tecidos no Brasil costumam ter 1,40 ou até 1,50 de largura, este aqui é uma mixaria gringa. 😕
Confesso que encaixar o zíper deslocado foi fácil, problema era manter o equilibrio do desenho da calça, evitando que tudo se degringolasse pro lado também. Mas deu certo.
Por dentro fiz umas coisas mais bonitinhas: usei um retalho de um tecido acetinado e forrei a parte interna do cós. Também usei viés de cetim para o acabamento do mesmo. Infelizmente as fotos não ajudam muito porque fotografar preto é para os fortes: fica tudo meio lavado e o azul quase não aparece.
Quando terminei a calça, ele provou e gostou muito, mas disse que era estranho subir o zíper estando ele deslocado. Eu bem imaginei que isso pudesse acontecer, né? Afinal, estamos acostumados a só puxar o zíper pra cima rapidinho.
Puxá-lo pro lado deve ser meio esquisito mesmo, principalmente com uma calça mais ajustada como a que eu fiz.
Bom, acho que dentre todas as calças, essa foi a mais bem feita.
Todas ficaram boas, confesso, mas a cada calça consigo melhorar uma coisa ou outra e vejo que elas vão melhorando com o tempo. ✂️
Tô bem satisfeita com o resultado e com o andar destas experimentações. É legal demais fazer calças.
Gostaram? Em breve vou postar o vestido que fiz pra mim e os infantis que ensinei a fazer no Youtube ( AQUI ) e ficaram super lindinhos.
Até logo e boas costuras,
Pat
Adelma
Eu sei Costurar um pouquinho, mas tenho 4 coleção de livros de corte e costura e uma dessas coleção e do Gil Brandão e muitas revistas da manequim, e moda moldes, não nem uma da revista burba irei comprar,quero deixar claro que você explica muito bem, amei seus vídeos.
Patricia
AdelmaOi Adelma, tudo bem?
Puxa, vc é a segunda pessoa que me fala dos livros do Gil brandão nessa semana, fiquei curiosa.
Obrigada pelo carinho, que bom que você gosta das minhas explicações.
BEijo grande, Patricia C
Zezé
Oi, Pat, tenho certeza de que a calça ficousuper bem feita, mas seu marido é muito “prafrentex” como diz minha mãe até hoje -hahahaha – esse negócio de zíper torto no me gusta…Bjs!
Patricia
ZezéHAHAHAHA sim, ele é. Eu acho que o ziper deslocado funcionaria ok numa calça larga e solta, ne? MAs enfim, valeu o estudo <3 Bj
Ana Elisa
Adoro acabamento em viés. Acho que fica tão bem feito. Adorei a calça, e achei interessanteesse zíper. Só fiz uma calça na vida, um modelo da burda até. Agora tô estudando pelo livro do Gil Brandão pra ver se faço minha própria modelagem. Mas parabéns, ficou show!
Patricia
Ana ElisaObrigada Ana. Nunca li os livros do GIl, qualquer hora procuro eles pra dar uma olhada.. Aqui na NZ vai ser impossível achá-los, mas vou procurar. BJ