Há tempos desejava um casaco vermelho, assim, beeeem vermelho:
Sempre encontrava algum pelas lojas mas, raramente com o tom de vermelho que eu queria: Esse vermelho queimado, escuro, intenso, quase bordô.
Comentei nos posts anteriores que atualmente tenho poucas roupas e que decidi costurar o que iria vestir, assim sendo, corri para comprar uma lã no tom que eu procurava e, mais uma vez, encontrei um Merino delicioso. Usei o molde da Burda (que ainda não está no Br, pois comprei uma edição made in Germany & Austria) bem bacana:
O modelo é bonito e ok de costurar, então, resolvi cortar o molde no algodão cru para provar e decidir se faria, de fato, a peça. Eu sei que fazer uma peça para testar demora todo o processo, mas pra mim, que sou quase cartesiana nesse ponto, é sempre necessário.
O piloto era bem simples, só para prova mesmo e, não deu outra: mudei um monte de coisas! Quem me segue no Instagram (aqui) talvez tenha visto essa foto:
#soudessas que muda tudo, sempre
Durante a prova, verifiquei que precisava ajustar:
- Os ombros: estavam grandes
- A manga: estava curta
- A gola: não gostei do modelo nem do caimento, então fiz outra
- O comprimento: não estava afim de nada muito longo
- As costas: tinha uma sobra de tecido que não ficou legal no meu corpo
Ou seja, no meu corpinho franzino, os ajustes sempre são necessários. Mas eu acho que em todo mundo, um ajuste é bem vindo, afinal, o molde “não foi feito pra ninguém” e a chance de caber direitinho é quase rara (beijo, Katia, pessoa que tudo veste bem!).
Também resolvi trocar o bolso externo – que era simples – por bolso embutido, próprio de casacos (estou preparando um tutorial) e coloquei dois bolsos internos simples para levar documento e dinheiro em segurança (aprendi essa com minha mãe e desde então… ❤️ )
Levei 3 dias inteiros para fazer essa peça e, na foto abaixo, o casaco ainda sem os acabamentos externos e todos os botões. Gostei muito da peça final, mas…
Vou desmanchá-lo para fazer algumas alterações. A verdade é que enquanto costurava, queria testar algumas coisas e, finalizei para ver como ficaria mas já estava decidida a desmanchá-lo. Ou seja, é bem provável que enquanto você estiver lendo este post, o casaco esteja em pedaços.
Sem choro, vai! Tenho fé que ele vai ficar melhor ainda =)
É visível que a manga ficou longa demais. Esse é um dos ajustes que vou fazer, além de uns testes que, se rolarem, conto aqui. Agora vou alí, desmanchar o dito-cujo.
Até logo,
Patricia, congelando =)
Zezé
Ai, ai… é tão lindo… e adorei o super bolso do qual não sei o nome… essa linguetinha… detalhe lindo, bem próprio de casaco como vc diz. Está demais, Pat! Bj!
Patricia
ZezéZezé, vou fazer tutorial dele, aguenta ai! beijo
Katia Linden
Oi, Pat!
Casaco lindo e costureira mais linda ainda!
Menina, eu dou é sorte, vou vivendo perigosamente com as minhas costuras direto no tecido definitivo até o dia em que eu quebrar a cara, hahahaha!
Estou fazendo uma saia relativamente simples, mas que precisou de uma certa mexida entre cintura e quadril. Lembrei de você na hora e tb de nossos papos sobre fazer ou não peça piloto.
Eu não faço piloto, é verdade, mas tenho o hábito de alinhavar a peça toda e provar antes de costurar na máquina (mais fácil desmanchar um alinhavo à mão do que uma costura à máquina, né?!).
Eu amei a lembrança do “beijo, Katia, pessoa que tudo veste bem!”, você sempre sendo linda!
Beijos e boas costuras pra vc!
Katia
Patricia
Katia LindenManoooo, vc vive perigosamente, eu admiro, porque comigo sempre dá coisa errada ahahha. Beijo! <3
Gabriela Maia
UAU!!Ficou Lindo!!! Parabéns , você tem o dom! BjO! 😀
Dri Vasconcelos
Pat, toda vez que te vejo mudando os moldes, respiro aliviada, hehe. #tamojunto
Desde que comecei a costurar, não consigo mais:
-comprar uma roupa e não alterar
-usar um molde e não go crazy
Desmancha tudo sem dó e vai ser feliz. Arrasa!
Patricia
Dri VasconcelosMenina, eu sempre altero os moldes. E sempre falo também, pra encorajar as pessoas a fazerem o mesmo, sabe? Pq de repente a roupa é legal mas não cai exatamente igual. Daí, fazer o que, chorar??? Não, né? Arruma tudo hahahahaha.
Que massa ver vc costurando assim. E dançando! Tô acompanhando,viu! Bj
Patricia Rosemberg
Pat, que lindo!
Muito obrigada! Esse vou fazer!
Bj saudades…
Patricia
Patricia RosembergFaz, faz! Vai no Brás que vc encontra tecido parecido. Beijo
Thais Oliveira
Acerto na escolha da cor e do comprimento. WONDERFUL. :*
Ana Bondioli
Pat deusa, como não amar???
Quero ser que nem vc quando eu crescer….costurar já pensando em desmanchar e não morrer por isso!
É muita maturidade para minha pessoa!
Amei a lã (você comprou aí pra fazer inveja nazamiga né?), e concordo plenamente quanto ao comprimento da peça, está demais assim!!!!
Você continua sendo minha ídola!
beijocas e saudades
Lili Bollero
Adorei o casaco!
Congrats, Pat.
Um dia vou fazer roupa que nem que vc!