Pense numa pessoa com muitos tecidos. Pensou?
Agora, some essa pessoa à uma família enorme. Consegue imaginar? Sou eu.
E, assim sendo, decidi fazer os presentes de Natal (2014).
Este não foi o primeiro ano em que fiz os presentes de Natal.
A questão é que neste ano decidi fazer muitos!
Tenho um armário com muitos tecidos em casa. Cada um veio de uma fase diferente da vida: alguns do tempo que eu vendia acessórios, outros que comprei para “compor” com outras estampas, alguns que ganhei e muitos, muitos que me apaixonei-loucamente-à-primeira-vista e não poderia viver sem.
Em Outubro, organizando este armário, decidi costurar os presentes para o final do ano. Seria bacana demais presentear as pessoas queridas da minha família e dar um uso significativo aos tecidos. Confesso que me incomoda ver coisas acumuladas e os tecidos parados me causam certo desconforto. Era hora de dedicar o tempo para uma coisa bacana: costurar:
O primeiro passo foi listar todas as pessoas que iria presentear, pois assim seria fácil fazer a triagem de tecidos e escolher as estampas e cores adequadamente.
Veja só: uma escapadinha e a minha gatinha já deitou em cima.
O segundo passo foi otimizar o corte: como escolhi duas modelagens simples (almofadas e nécessaires), consegui fazer uma boa distribuição dos moldes no tecido para ter o mínimo de desperdício possível. Cortei todos de uma vez, em uma tarde quente com musica animada. Esta tarde super rendeu!
A costura também foi agilizada: primeiro coloquei a manta em todas as partes do tecido, depois o zíper em todas as pecas, encaixei o forro e por fim, dei o acabamento em todas, uma seguida da outra. Dessa maneira trabalhei em “produção”, ganhando tempo e finalizando muitas pecas de uma só vez. É muito mais produtivo e o trabalho rende muito mais.
Um clique antes de ir para a máquina de costura: aqui, as nécessaires preparadas para receber a manta e os zíperes.
No final embalei todas com ziploc, pois são transparentes e permitem que a estampa seja a própria embalagem, além de serem reutilizáveis.
Algumas considerações:
- O processo de escolha das estampas foi super bacana porque acabei vasculhando lembranças com cada pessoa e, OLHA, a vida é maravilhosa. Senti vontade de costurar para muito mais gente.
- Achei que não daria tempo de fazer todas. E infelizmente não deu.
Cortei cerca de 35 presentes e, em certo momento, a coluna começou a doer. Como sempre acho que é importante respeitar a dor, parei. Então separei as peças das pessoas que não iria encontrar na semana do Natal para costurar em outro momento. Tomar essa decisão me deu fôlego para finalizar as pecas iniciadas. - Foi super econômico: como já tinha os tecidos e as embalagens, gastei apenas R$12,00 com zíper.
E aí, se animou para fazer os presentes para o Natal de 2015? Ainda está cedo mas se programar é sempre bom. Para quem não tem muita prática ou tempo livre, vale ir costurando 3 ou 4 peças por mês e até o Natal terá dezenas de presentes. Presentes com muito mais significado e carinho <3
Até logo,
Patricia C
Paulinha
ps: pode pedir o molde também ou é muita folga??? :/
Patricia
PaulinhaDA necessaire? Tô mandando no seu emai. BJ
Paulinha
Oi Pat, tudo bem? Passei o dia refuçando aqui de novo e esse ano as pessoas ganharam coisas costuradas por mim de natal, mas to com uma dúvida.
Quando você costura necessaires faz elas impermeáveis? Se sim, o que usa internamente?
Vi já modelos com aquele cristal plástico, isso é, tecido externo, interno, manta e essa proteção, assim como tecido externo, manta e um plástico por dentro. Qual você acha melhor?
beijos
Patricia
PaulinhaOi Paulinha,
Não costumo fazê-las impermeáveis não porque o cristal “quebra” com o tempo, sabe? Daí acabo não curtindo.
Mas assim, não é exatamente ruim, só não aaaaaaaamo mesmo, mas funciona.
Uma coisa que acho um pouco melhor, por dentro, é usar aquele plastico leitoso, porque ele é mais “macio” e não racha com o tempo. Ruim é que ele esconde um pouco a estampa, mas se usar um forro colorido, vai sobressair 🙂
beijo =)
Mariana Duarte
Mega criativa e caprichosa!!!!
Cristina
Nossa, Patrícia adorei!!!!
Parabéns, seus lindos presentes.
Posso pedir? Gostaria do molde desta necessaire…com a pontinha cortada…
Grande beijo,
Cristina Bonavita
Patricia
CristinaCris, me passa seu email? eu te envio sim 🙂